Cursos de Curta Duração – Gestão de Resíduos em Canteiros de Obras

INSTRUTOR

Prof. Msc. Andréa Batista de Farias Dias

 

OBJETIVO

O curso de curta duração – 30 horas/aula – tem a finalidade de atualizar o participante em Gestão de Resíduos em Canteiros de Obras.

 

A QUEM SE DESTINA

 

Graduados em engenharia civil, arquitetura e áreas do conhecimento afins que ocupam e tenham a intenção de ocupar a função de gestor na construção de edifícios.

 

CARGA HORÁRIA

30 horas.aula.

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO

10, 11, 12, 17, 18 e 19/05

 

REGIME DE AULAS

Quintas e sextas: das 19 às 22 horas

Sábados: das 08 às 13 horas

 

PROGRAMA

Noções e definições gerais de resíduos, problemas da geração de resíduos, ciclo de resíduos e estratégias de gerenciamento, princípios do desenvolvimento sustentável, agenda 21, situação nacional, estadual e local em relação aos resíduos, as empresas de construção civil e sua relação com a preservação do meio ambiente, critérios para avaliação dos resíduos visando a valorização na construção civil: material orgânico e inorgânico, a reutilização, reciclagem e reintegração dos materiais de construção, análise econômica, tecnológica e ambiental, gestão ambiental aplicada ao setor da construção civil, normas e legislação aplicadas a resíduos da construção civil, metodologia de implantação da gestão de resíduos em canteiros de obras.

 

FREQUÊNCIA E CERTIFICADO

Somente poderão receber certificado de conclusão os alunos que, ao final do curso, tiverem obtido frequência de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária. Caso pertinente, também será exigido um aproveitamento mínimo correspondente à nota 7,0 (sete). Não há abono de faltas às aulas ou provas, excetuando-se os casos previstos em lei (Decreto-Lei No 1.044; Lei No 6.202; Decreto-Lei No 715).

 

  • Curso com caráter exclusivo de qualificação/capacitação (com obrigatoriedade apenas de frequência mínima).

 

  • Curso com caráter de aproveitamento como disciplina de curso de especialização da CPG (com obrigatoriedade de frequência mínima e avaliação com aprovação). Esta modalidade não isenta as obrigações financeiras do aluno com o curso de especialização da CPG.

 

INVESTIMENTO

Valor do curso: R$ 640,00

Associados ADEMI e SINDUSCON (com desconto): R$ 490,00

 

NÚMERO DE VAGAS

20 alunos

 

ADMISSÃO

Para admissão no Curso, são exigidos os seguintes documentos a serem anexados no site da CSEC:

  • Cópia do diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC
  • Ficha de Inscrição (acessar downloads para baixar): preenchida, datada e assinada
  • Identidade e CPF
  • Comprovante de Residência

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Período: até uma semana antes do início do curso.

Após realizar a inscrição e quitação do boleto emitido no site, o candidato deverá enviar para o email da CSEC/POLI.

 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Após a confirmação do curso. O aluno poderá optar pelo pagamento integral do curso à vista, fazendo jus a um desconto de 5% (cinco por cento) do valor total do curso, exceto para pagamento com notas fiscais ou empenhos. Ou pelo pagamento em 2 parcelas, iguais e sem desconto, a primeira no ato da inscrição e a segunda até o primeiro dia de aula. O eventual atraso no pagamento do investimento implicará no acréscimo de multa 2% ao mês, além de juros de mora.