Cursos de curta duração – Energia Eólica

INSTRUTOR

Prof. Dr. Pedro André Carvalho Rosas plataforma-lattes1 mini

 

OBJETIVO

O curso de curta duração – 75 horas/aula – tem a finalidade de atualizar o participante em Energia Eólica.

 

A QUEM SE DESTINA

Graduados em Engenharias Elétricas

 

CARGA HORÁRIA

75 horas.aula.

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO

1ª parte – 13, 14, 19, 20/04

2ª parte – 26 e 28/04, 03, 05, 10 e 11/05

3ª parte – 01 e 02/06, 07, 09 e 14/06

 

REGIME DE AULAS

Quinta e Sextas das 18:30 às 22:00

Sábado das 8:00 às 13:00

 

PROGRAMA

 

Introdução: Instalações no mundo, evolução da capacidade mundial, Evolução da tecnologia eólica no mundo, Ventos, Estatisticas aplicadas a vento, variabilidade do recurso eólico temporal e espacial, sistemas de medição de vento. Normativo: Sistema de normas internacionais aplicadas a energia eólica. Sistema de certificação de turbinas eólicas, normas de qualidade de energia, normas de segurança, normas de ruído, normas de curva de potência. Turbinas Eólicas; rotor de uma turbina eólica, forcas aerodinâmicas, conversão eólica mecânica, tipos de rotores, tipos de torres, tipos de geradores, tipos de sistemas de transmissão mecânica, tipos de conexões com a rede elétrica (conversão mecânica elétrica). Diferenciação de sistemas de pequeno e grande porte, aplicados a produção de eletricidade comercial e para suprimento de locais isolados. Sistema Interligado a Rede:principais aspectos da conexão elétrica de centrais eólicas. Particularidades de produção em uma turbina eólica, particularidades de produção em uma central eólica, efeito esteira, eficiência aerodinâmica de um parque eólico, fator de potência, os passos de projeto de uma central eólica, demandas para um Leilão e para Mercado Livre (e auto produtor). Sistema Isolado: principais aspectos da produção turbinas eólicas isoladas. Particularidades de produção em uma turbina eólica e destino da produção, os passos de projeto de uma central eólica, equipamentos importantes para operar, principais problemas em operar com geradores Diesel, principais problemas em operar com baterias, principais problemas em operar com sistemas solares FV, simulação de comportamento com ferramenta computacional.

 

FREQUÊNCIA E CERTIFICADO

Somente poderão receber certificado de conclusão os alunos que, ao final do curso, tiverem obtido frequência de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária. Caso pertinente, também será exigido um aproveitamento mínimo correspondente à nota 7,0 (sete). Não há abono de faltas às aulas ou provas, excetuando-se os casos previstos em lei (Decreto-Lei No 1.044; Lei No 6.202; Decreto-Lei No 715).

 

  • Curso com caráter exclusivo de qualificação/capacitação (com obrigatoriedade apenas de frequência mínima).

 

  • Curso com caráter de aproveitamento como disciplina de curso de especialização da CPG (com obrigatoriedade de frequência mínima e avaliação com aprovação). Esta modalidade não isenta as obrigações financeiras do aluno com o curso de especialização da CPG.

 

INVESTIMENTO

Valor do curso: R$ 1.600,00

Associados ADEMI ou SINDUSCON e Ex-aluno POLI (com desconto): R$ 1.280,00

 

NÚMERO DE VAGAS

20 alunos

 

ADMISSÃO

Para admissão no Curso, são exigidos os seguintes documentos a serem enviados para o email dex@poli.br junto com o comprovante de pagamento:

  • Cópia do diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC
  • Ficha de Inscrição (acessar downloads para baixar): preenchida, datada e assinada
  • Identidade e CPF
  • Comprovante de Residência

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Período: até uma semana antes do início do curso.

Após realizar a inscrição e quitação do boleto emitido no site, o candidato deverá enviar para o email da CSEC/POLI.

 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Após a confirmação do curso. O aluno poderá optar pelo pagamento integral do curso à vista, fazendo jus a um desconto de 5% (cinco por cento) do valor total do curso, exceto para pagamento com notas fiscais ou empenhos. Ou pelo pagamento em 2 parcelas, iguais e sem desconto, a primeira no ato da inscrição e a segunda até o primeiro dia de aula. O eventual atraso no pagamento do investimento implicará no acréscimo de multa 2% ao mês, além de juros de mora.