Mais uma edição bem sucedida do INGENIA

Oportunidade de adquirir novos conhecimentos, debater, discutir e aprimorar o aprendizado diário é o que os estudantes dos cursos de Engenharia, mestrado e especializações da Escola Politécnica de Pernambuco – POLI/UPE estão vivenciando de forma mais intensa, esta semana, quando se realiza a XV Semana Universitária – Ingenia/POLI.

A abertura aconteceu na terça-feira, 15 de outubro de 2018, no auditório Joseph Mesel com a presença da comunidade acadêmica (docentes, estudantes e técnicos/administrativos), do Reitor da Universidade de Pernambuco – UPE, Professor Pedro Falcão, dirigentes da POLI/UPE, professores José Roberto de Souza Cavalcanti (diretor) e Alexandre Duarte Gusmão (vice-diretor), coordenador setorial de Extensão e Cultura (CSEC) Prof. Alberto Casado Lordsleem Júnior, e as gerentes de Divisão de Extensão e da Divisão de Cultura, profa. Natália Rodrigues de Melo, e Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, e palestra do jornalista e radialista Aldo Vilela sobre “O poder da comunicação como meio de transformação social”. Durante toda a semana palestras, minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos, workshops, seminários, etc., além da chance de uma maior aproximação com colegas de outros cursos e turmas e muita troca de experiência.
Na abertura o reitor professor Pedro Falcão da UPE destacou que mesmo com as dificuldades enfrentadas nos últimos anos por conta da crise econômico/financeira que atravessa todo o país, a UPE avançou em qualidade e citou a POLI/UPE como exemplo concreto de motivação em trabalhar e levar educação para todo o Estado.
O diretor da Escola, professor José Roberto de Souza Cavalcanti, endossou as palavras do reitor da UPE, professor Pedro Falcão, declarando que a POLI cresceu nos últimos quatro anos, inclusive criando e implantando mais um curso, o de Física de Materiais. “As nossas engenharias estão entre as 50 melhores do Brasil. A de Civil ocupa o 35º lugar” – argumentou. Mesmo com a crise crescemos e a partir do próximo ano teremos o doutorado de Computação que já foi aprovado pelo Capes.
Uma semana de enriquecimento que iniciou com uma palestra do jornalista e radialista Aldo Vilela sobre “O poder da comunicação como meio de transformação social”, onde ele falou da importância da comunicação e seu papel no nosso dia a dia, ressaltando que a imprensa e as informações em nossas vidas chegam aos milhões, e hoje, onde as redes sociais e sites de relacionamentos estão presentes 24 horas trazendo as mais diversas notícias, nos leva a pensar e parar antes de divulgar o que recebemos, através da internet, facebook, instagran, whatsApp, etc. Temos que ter o cuidado em verificar a veracidade de cada fato para não sair difundindo fakes. A velocidade das mídias sociais é impressionantes, o que exige que cada vez mais se passe a administrar o tempo de forma produtiva. Aldo Vilela comentou ainda que atualmente, as crianças estão cada vez mais cedo buscando as redes sociais o que deve servir de alerta aos responsáveis. Eles deve acompanhar e verificar o que elas estão vendo e repassando.

Certificados disponíveis no sistema.

Click e veja as fotos do evento.