Cursos de Curta Duração – Produtividade no Uso dos Recursos Físicos

INSTRUTOR

Prof. Dr. José Carlos Paliari

 

OBJETIVO

O curso de curta duração – 15 horas/aula – tem a finalidade de atualizar o participante em Produtividade no Uso dos Recursos Físicos.

 

A QUEM SE DESTINA

 

Graduados em engenharia civil, arquitetura e áreas do conhecimento afins que ocupam e tenham a intenção de ocupar a função de gestor na construção de edifícios.

 

CARGA HORÁRIA

15 horas.aula.

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO

08, 09 e 10/08

 

REGIME DE AULAS

Quintas e sextas: das 19 às 22 horas

Sábados: das 08 às 13 horas

 

PROGRAMA

O controle do consumo de materiais e de mão-de-obra, a eficiência no uso dos equipamentos e a competitividade da empresa: o relacionamento entre o consumo de materiais e de mão-de-obra na produção e a opção quanto aos equipamentos e o sucesso da empresa; interação entre o processo de orçamentos e o controle do consumo, consumos/perdas de materiais nos canteiros: conceituação de desperdícios, perdas e consumos de materiais; visão analítica através do fluxograma dos processos; indicadores de perdas/consumos, perdas/consumos relativos aos materiais utilizados em obra: valores nacionais (indicadores globais e parciais); fontes de perdas; alternativas para a redução do desperdício; técnica sucinta para o controle do consumo em obra, produtividade da mão-de-obra na construção de edifícios: conceituação geral e importância para o sucesso da empresa, técnicas para avaliação da eficiência da mão-de-obra: observação informal; entrevistas; questionários; pesquisa sobre atrasos; amostragem do trabalho; estudos de tempo, técnicas para o controle da produtividade: conceitos gerais; indicadores utilizados, produtividade na execução dos serviços de construção (aplicação à fôrmas, armação e concretagem): valores de produtividade das obras de construção; método para se prever a produtividade de uma obra a executar; técnica para controle da produtividade, a influência da escolha de equipamentos sobre o processo, classificação dos equipamentos para a construção, visão analítica dos sistemas de transporte, a produtividade no uso dos equipamentos de transporte.

 

FREQUÊNCIA E CERTIFICADO

Somente poderão receber certificado de conclusão os alunos que, ao final do curso, tiverem obtido frequência de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária. Caso pertinente, também será exigido um aproveitamento mínimo correspondente à nota 7,0 (sete). Não há abono de faltas às aulas ou provas, excetuando-se os casos previstos em lei (Decreto-Lei No 1.044; Lei No 6.202; Decreto-Lei No 715).

 

  • Curso com caráter exclusivo de qualificação/capacitação (com obrigatoriedade apenas de frequência mínima).

 

  • Curso com caráter de aproveitamento como disciplina de curso de especialização da CPG (com obrigatoriedade de frequência mínima e avaliação com aprovação). Esta modalidade não isenta as obrigações financeiras do aluno com o curso de especialização da CPG.

 

INVESTIMENTO

Valor do curso: R$ 320,00

Associados ADEMI e SINDUSCON (com desconto): R$ 250,00

 

NÚMERO DE VAGAS

20 alunos

 

ADMISSÃO

Para admissão no Curso, são exigidos os seguintes documentos a serem anexados no site da CSEC:

  • Cópia do diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC
  • Ficha de Inscrição (acessar downloads para baixar): preenchida, datada e assinada
  • Identidade e CPF
  • Comprovante de Residência

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Período: até uma semana antes do início do curso.

Após realizar a inscrição e quitação do boleto emitido no site, o candidato deverá enviar para o email da CSEC/POLI.

 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Após a confirmação do curso. O aluno poderá optar pelo pagamento integral do curso à vista, fazendo jus a um desconto de 5% (cinco por cento) do valor total do curso, exceto para pagamento com notas fiscais ou empenhos. Ou pelo pagamento em 2 parcelas, iguais e sem desconto, a primeira no ato da inscrição e a segunda até o primeiro dia de aula. O eventual atraso no pagamento do investimento implicará no acréscimo de multa 2% ao mês, além de juros de mora.